Projeto Luanda Limpa - Angola
Plano de negócio - TSGG 2012
MINERALIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
A THE SUI GENERIS GROUP CONSTRUCTIONS, INVESTMENTS AND BUSINESS, pelo seu Diretor Executivo, em parceria com empresários encaminhou uma proposta de oferta de financiamento e construção de uma UNIDADE DE MINERALIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COM GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, para o Governo Angolano, contendo o programa elaborado pelos nossos profissionais visando a implantação do PROGRAMA “LUANDA LIMPA” com vistas não somente a recuperação ambiental de Luanda mas também, fundamentalmente, a produção de energia elétrica.
A Proposta Técnica foi elaborada embasada na experiência de seus fornecedores e parceiros no setor de empreendimentos ambientais que pelo The Sui Generis Group são regidas, especificamente para esta proposta. Tecnologia de ponta e equipamentos de última geração na área de processamento de resíduos, o que pode ser traduzidos como eficiência e respeito ao meio ambiente.
O projeto itemiza as ações do nosso programa, desde a implantação da EDUCAÇÃO AMBIENTAL, passando pela coleta, transporte e reciclagem, até a produção de ENERGIA ELÉTRICA.
A educação ambiental proporcionará uma enorme melhoria nas condições sanitárias da cidade além de facilitar a coleta domiciliar de aproximadamente duas mil e quinhentas toneladas de lixo por dia.
A USINA deverá estar instalada sugestivamente na região de ZANGO III ou TOMBO, e será abastecida diretamente das residências após um transbordo para caminhões de maior porte. Está prevista uma produção de 95MW, capacidade suficiente para fornecer energia elétrica para 240.000 residências( 1.200.000 de pessoas), sem contar o ganho incalculável nas áreas ambientais, sanitária e urbana de Luanda.
Outro ganho expressivo é a comercialização no mercado internacional , dos CERTIFICADOS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA pelo fato de se não lançar na atmosfera 511.000 ton/ano que no mercado futuro de carbono renderá US$76,650,000.00( aproximadamente setenta e sete milhões de dólares) e cujo aporte financeiro será imediatamente negociado, neste caso negociando por 10(dez)anos ao preço de US$15.00/tonelada evitada. Os compradores destes créditos são empresas ou governos de países desenvolvidos que precisam alcançar metas (instituídas pelo Protocolo de Quioto, pela própria empresa ou outros programas) de redução destas emissões, e os vendedores são diversificados dependendo do país de origem do projeto.
As cinzas, oriundas da queima do lixo no total de 06% do lixo queimado e que corresponde portanto 133ton./dia será transformados em 85.785 tijolos/dia. Para se ter uma idéia essa quantidade de tijolos/dia poderá construir 54(cinqüenta e quatro) residência de 72m² por dia o que deverá ser de grande auxílio para diminuir o déficit habitacional na cidade de Luanda.
O planejamento prevê a montagem, gestado pela THE SUI GENERIS GROUP, de indústrias recicladoras de papel, aparas, vidros, alumínio e plástico, em parceria com dirigentes locais e que serão treinados por nós pois teremos outro ganho que é a RECICLAGEM DO LIXO que no caso de LUANDA fornecerá 200 ton./dia de vários materiais como o vidro, o alumínio, o papel ,o plástico e outros materiais que serão estudados de acordo com as necessidades do país.
A reciclagem não somente abrirá oportunidades econômicas, mas, sobretudo muito emprego direto.
Transportaremos para Luanda toda a experiência brasileira, no que concerne a produção de energia elétrica através da deposição do lixo domiciliar, que até bem pouco tempo sofríamos as mesmas mazelas. Será uma transposição de experiências brasileiras bem sucedidas, cujo modelo será observado neste trabalho.
Sumário Executivo - Volume I
-
O Projeto
-
Capacidade de transformar 2.500ton./dia de lixo doméstico em 95 MW de energia
-
-
Implantação do projeto
-
Obras Civis
-
Projetos, fabricação e montagem dos equipamentos da USINA;
-
Tratamento do lixo
-
Aproveitamento do entulho de obras;
-
-
GANHO:
-
Ambiental ( incalculável )
-
Sanitário ( incalculável )
-
Luanda Limpa ( incalculável )
-
Comercialização de 511.000 ton. de CO²- a cada 10 anos;
-
Material reciclado: 250ton./dia
-
Tijolos: 85.785 unid ./dia
-
Energia elétrica: 95MW
-
Emprego direto: aproximadamente 1.300 pessoas
-
INDÚSTRIAS:(para outra etapa)
-
Indústria de alumínio reciclado
-
Indústria de fabricação de papel reciclado
-
Indústria de fabricação de vidro reciclado
-
Industria de transformação do plástico;
-
-
OBJETIVOS TECNICOS AMBIENTAIS
Aproveitamento dos RESIDUOS SOLIDOS URBANOS, transformando-os em materiais recicláveis;
-
Criar Industrias de transformação;
-
Reaproveitar os RESIDUOS DE OBRAS DE CONSTRUÇAO CIVIL;